• YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
SITE POLINIZABANNER 01 - HOME_1TRANSP.jp

comunicação

engajamento

& comida

 

Tem uma narrativa construída sobre alimentação que contém ingredientes difíceis de engolir e que não é boa para nós nem para o planeta. Mas existe uma outra forma de nos alimentarmos que não tem estado no centro da mesa. 

E se pudéssemos ajudar a escrever a história com um outro sabor? 

E se pudéssemos dar à comida de verdade o espaço que ela merece?

No Poliniza trocamos conhecimento, inspiração e apontamos caminhos para trazer a comida de verdade - e a verdade da comida - para o centro da mesa.  

comunicação

engajamento

& comida

comunicar

PRECISAMOS DISSEMINAR O QUE É

- E O QUE NÃO É - COMIDA DE

VERDADE

Sem saber como é feita, de onde vem, o que contém e os impactos que produz a comida que comemos, não teremos como fazer frente aos desafios urgentes que nosso mundo enfrenta.

Por isso, precisamos trazer esse debate para o centro da mesa, disseminar outras narrativas, desmistificar tabus e enfatizar alternativas para

um público cada vez mais amplo.

engajar

Criar narrativas não é coisa para se fazer só. Precisamos de mais vozes e projetos para engrossar o caldo das discussões. Com criatividade, vontade de transformar realidades e uma pitada de audácia, podemos amplificar e capilarizar cada vez mais nossas ações e assim POLINIZAR mensagens para encher nossas colmeias com as ferramentas necessárias para seguirmos juntos. Quanto maior a consciência alimentar, mais potente será a nossa história! 

UM ENXAME TRABALHANDO

UNIDO É ALGO DIFÍCIL DE DETER!

transformar

NOS NOSSOS

PRATOS, A COMIDA

QUE MUDA O

MUNDO!

Para termos um sistema alimentar mais saudável, sustentável, justo e acessível a todos, precisamos criar uma receita que una afeto e ação - o que eu sei sobre o que como e o que eu sei sobre o sistema por trás do que todos comem - ou ainda o porquê uns comem e outros não. Por isso é importante entender tanto o impacto de nossas escolhas individuais quanto as possibilidades e caminhos para sermos agentes de transformação e advogar por uma mudança no sistema alimentar.

abelha 02.jpg

Trazemos para a conversa gente desbravadora que levanta a bandeira da comida como forma de mudar o mundo: na pesquisa, no audiovisual, no jornalismo escrito, em podcasts, em grupos de estudo, nas lutas e militâncias, e muito mais!

 

6 DEBATES.

UM MUNDO DE 

POSSIBILIDADES

Webinars

Colocamos na mesa debates importantes, guiados pelas vozes de quem já trilhou esse caminho, com o propósito de  construirmos uma plataforma de troca de conhecimento, inspiração e mudança.

Comunicação, engajamento e comida podem - e devem - seguir juntos.

 

Com  a força poderosa de um enxame, podemos cultivar um novo nutrir.

SAÚDE & INFORMAÇÃO:

o que sei sobre o que

tem na minha comida? 

Informação e curiosidade são ingredientes do mesmo prato. 

1

MOBILIZAÇÃO & ATIVISMO:

fazer diferente e engajar pelo alimento.  

Como botar mais farinha nesse pão?  

2

CONHECIMENTO & COMUNICAÇÃO:

como falar de saber no sabor?   

Onde a pesquisa encontra a panela.  

3

ARTE, GASTRONOMIA, PRODUÇÃO LOCAL & AGROECOLÓGICA:

onde tudo isso se encontra?

Produção e engajamento a partir do campo. 

4

O AUDIOVISUAL E A COMUNICAÇÃO: 

ferramentas poderosas para engajar, fazer ver & transformar.  

Comer com os olhos. 

5

COMIDA, HISTÓRIA, ARTE

& RESISTÊNCIA

  

Diversidade e reconhecimento da terra e dos territórios. 

6

Conheça nosso Enxame

Adriana_Salay PB.jpg

Historiadora e pesquisadora de hábitos alimentares. Coordena o projeto Quebrada Alimentada e foi uma das articuladoras da campanha Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.

Ana Claudia - Crédito - Eunice Venturi (

Coordena o Programa de Manejo de Pesca e  integra o Grupo de Pesquisa Territorialidades, Organização Social e Dinâmicas Populacionais do Instituto Mamirauá.

Erica Araium PB.jpg

Pesquisadora da relação entre a produção noticiosa e o consumo de alimentos, dedica-se ao Projeto Diálogos Comestíveis.

Gabriela Kapim PB.jpg

Nutricionista, apresentou no GNT os programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e Socorro! Meus Pais Comem Mal.

perfilJulianaDias13_fotoMarianaMoraes PB

Pesquisadora do Gedes, do Instituto Nutes (UFRJ). Integra o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

Monica Guerra.jpg

Arquiteta e Mestre em Urbanismo. Fundadora e Diretora do Instituto Comida do Amanhã.

Ailin Aleixo PB.jpg

Crítica gastronômica e jornalista multiplataforma. Criadora do Vai se Food, site e podcast sobre nossa ligação com a comida e jurada do TOP CHEF na Record TV.

Ana Paula Bortoletto PB.jpg

Pesquisadora do NUPENS/USP, consultora técnica do IDEC e membro do núcleo nacional da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Artista plástico, com exposições individuais por todo o mundo, expande o vocabulário da escultura, convidando-nos a entrar em estados meditativos e a reconectar com o sagrado.

Joao Peres 1 PB.jpg

Jornalista, um dos criadores de O Joio e O Trigo, projeto de jornalismo dedicado a investigações sobre alimentação e doenças crônicas.

Mariana_Aleixo_desfocar_pessoas PB.jpg

Coordena o Maré de Sabores, projeto da Redes da Maré, que qualifica mulheres em gastronomia e gênero na Casa das Mulheres da Maré.

Tati Lund PB.jpg

Chef & ativista. Está à frente do restaurante filosófico .Org e dos programas Comida.Org e Presente para o Futuro.

aline_credito_Curso Yam de Sustentabilid

Engenheira Ambiental, mestre em Saúde Pública e produtora de conteúdo Digital, atua na RodaSana e Faz a Feira. Professora de Sustentabilidade na plataforma Yam.

CINTHIA-MENDONCA-BY-filipecosta_Rastro-1

Diretora da Silo – Arte e Latitude Rural. Cria e promove arte, ciência e tecnologia em zonas rurais e de conservação ambiental.

FOTO FRAN 2019 EAT PB.jpg

Gastrônoma, apaixonada por sistemas alimentares e redes alternativas de alimentação, é diretora do Instituto Comida do Amanhã e da Cambucá Consultoria.

Julia_camargo PB.jpg

Co-criadora da Pertim, vem plantando e distribuindo comida, água, brincadeira, sabedoria e solo fértil.

MarianaCampos_Greenpeace PB.jpg

Jornalista do Greenpeace Brasil em Brasília, atuando na comunicação e engajamento das campanhas de Políticas Públicas e Agricultura & Alimentação. 

Tatiana Rotolo PB.jpg

Professora e Pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa em Cultura e História da Alimentação no Instituto Federal de Brasília. É sommelière de cervejas e vinhos.

Tem um PÓLEN para espalhar?

Vem fazer parte desse Enxame!

Estamos mapeando quem está trazendo a comida de verdade - e a verdade da comida - para o centro da mesa, com ações e projetos que comunicam, engajam e transformam. Para fazer parte desse enxame, basta responder algumas perguntinhas no nosso formulário!

Todas as informações ficarão disponíveis de forma aberta e colaborativa para todo o mundo que quiser chegar junto, conhecer mais, trocar idéias, participar e fortalecer essa narrativa para polinizarem mais e mais comida de verdade por aí!

 

REALIZAÇÃO

APOIO

Instituto Comida do Amanhã - poliniza 2020