ISTO NÃO É (APENAS) UM LIVRO DE RECEITAS

 

- é um Jeito de Mudar o Mundo.

Estamos perante um paradigma em crise.

 

O aumento da má nutrição, que afeta famintos e obesos, anda de mãos dadas com as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A padronização da alimentação, herdada da suposta “revolução verde”, mostra-se obsoleta e perigosa para a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.

 

Para mudar a lente e agir, é necessário mudar a forma de olhar.

 

Isto é um livro de receitas, porque a monocultura da terra vem acompanhada com a monocultura da mente e do sabor. Receitas nos convidam à ação, ao retorno à cozinha, ao convívio, a tocar e conhecer seus alimentos.

 

Mas isto não é (apenas) um livro de receitas... expandimos o alcance e misturamos, ao longo de 9 capítulos, alguns dos principais impactos do sistema alimentar vigente no Brasil, trazendo desafios e soluções, misturando a ciência com a cozinha, o conteúdo técnico com as tradições alimentares.

 

 

“Isto Não é (apenas) um Livro de Receitas: é um Jeito de Mudar o Mundo” é uma publicação do Instituto Comida do Amanhã em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Fundação Heinrich Böll - Brasil.

content

37 receitas

14 artigos

Isto é um jeito de mudar o mundo através da comida.

Para mudança de paradigmas precisamos trazer a comida para o centro da mesa e da discussão.

E é isso que esta publicação se propõe. Instigada pelo relatório “Comida, Saúde, Planeta”, lançado pela comissão EAT-Lancet em 2019, esta publicação se propõe a levantar alguns dos principais desafios do sistema alimentar no Brasil e trazer um reconhecimento e valorização de receitas desenvolvidas no território brasileiro, apresentando a importância do sabor e

dos saberes existentes, da cultura alimentar, para que dietas saudáveis em sistemas alimentares sustentáveis façam sentido de forma contextualizada e contemporânea. Temos receitas com uso de proteína animal, de gordura saturada, de açúcares, lado a lado com alimentos nativos, aproveitamento integral, alimentos integrais. Porque este não é (apenas) um livro sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, mas é uma aproximação ao real das cozinhas e da realidade brasileira.

comida é

cultura, identidade, corpo,

território.

é revolucionária.

Tradição, ancestralidade, soberania alimentar, aproveitamento integral, sabores e saberes. Nutricionistas, chefs e cozinheiras/os, das cidades, dos quilombos, caiçaras, indígenas, especialistas de organismos internacionais, líderes de movimentos sociais, juntos em uma narrativa que não se sobrepõe, que se complementa e reforça. 

Cozinhar, refletir sobre o que se come, entender que comida nos liga ao mundo e a quem somos, é um ato afirmativo e afetuoso. 

não existem respostas prontas. 

Este livro é uma abertura de várias perguntas, enquanto a panela esquenta e a leitura avança.

Se o comemos muda o mundo, o que podemos fazer com isso?

e isto não é (apenas) um presente, é um convite a transformar junto com a gente...

  • baixe, compartilhe o link, faça as receitas, marque a gente com a #istonaoeumareceita #comidadoamanha

 

  • promova um encontro de lançamento da publicação #istonãoéumlançamentodelivro, onde a publicação promove um debate sobre planeta, comida, saúde - a gente divulga e está junto!

 

  • cozinhe, saboreie, se reconecte, regenere, 3 vezes por dia.

realização

em parceria com