SAÚDE E INFORMAÇÃO:

o que sei sobre o que tem na minha comida?

Isso é bom para a saúde? Glúten faz mal? Ovo pode ou não pode? E o leite? Proteína vegetal é suficiente? Biscoito diet é bom para mim? E refrigerante é tudo isso mesmo? 

Informação é o primeiro ingrediente para mudarmos a realidade da comida que consumimos. Saber é desvendar e quanto mais soubermos mais próximo da transformação estaremos.

 

Mas comida vem recheada de tabus, de falsas verdades, de meias informações. Como podemos saber de forma mais clara o que tem em cada alimento para podermos fazer melhores escolhas? A informação é um direito, mas não está garantida. 

Ailin Aleixo

Uma das críticas gastronômicas e jornalistas multiplataforma mais respeitadas do país. Em 2009, criou o Gastrolândia, site que rapidamente se tornou referência sobre gastronomia no Brasil. Renomeado como Vai Se Food em 2020, aborda a comida sob os mais variados recortes, abrangendo turismo gastronômico, reportagens investigativas e crítica de restaurantes.Sempre em busca de compreender a cadeia de produção, criou, em 2016, o canal de YouTube Vai Se Food. Com a série #ptdk, desvenda os bastidores do cultivo de alimentos.

Em 2019, levou seu know how para a televisão: tornou-se jurada da versão brasileira do reality show TOP CHEF, na Record TV. Em fevereiro de 2020, ampliando o alcance do seu trabalho, lançou o Podcast Vai Se Food. Descontraído e informativo, conta com a presença de chefs, especialistas e cientistas em busca de um mesmo objetivo: estreitar nossa ligação com a comida.

João Peres

Jornalista, é um dos criadores de O Joio e O Trigo, único projeto de jornalismo do Brasil dedicado exclusivamente a investigações sobre alimentação e doenças crônicas. Lançou este ano, com Victor Matioli, o livro Donos do mercado. Como os grandes supermercados exploram trabalhadores, fornecedores e a sociedade. É autor de Corumbiara, caso enterrado (Elefante, 2015), único livro-reportagem sobre o massacre ocorrido em 1995 em Rondônia, finalista do Prêmio Jabuti, e coautor de Roucos e sufocados: a indústria do cigarro está viva, e matando (Elefante, 2017). Foi editor e repórter da Rede Brasil Atual entre abril de 2009 e novembro de 2014, após passagens pelas rádios Jovem Pan AM e BandNews FM.   

Dia 23 de novembro de 2020 às 11h

1

Vamos conversar com quem vem batalhando para trazer a verdade da comida à tona, botando as cartas na mesa para que o jogo seja justo para todos. 

SAÚDE E INFORMAÇÃO: 

O que sei sobre o que tem na minha comida?

 
SITE WEBINARBANNER BERINGELATRANSP.jpg

[ Dando à comida de verdade

o enfoque que ela merece ]

REALIZAÇÃO

APOIO

Instituto Comida do Amanhã - Poliniza 2020