content & inspiration

content & inspiration

Nesta página coletamos e disponibilizamos algumas das principais contribuições de José Graziano da Silva (senior advisor do Instituto Comida do Amanhã), para o debate sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis nos últimos anos, com mais enfoque na sua atuação desde 2019.

 

Não se tratando de uma cobertura completa de todos os seus conteúdos, deixamos o convite a se aprofundar nas suas publicações, nos materiais desenvolvidos durante a sua liderança na FAO e todas as demais participações e contribuições que segue trazendo em diversos canais e com diversas instituições e eventos.

​VÍDEOS

ARTIGOS

PUBLICAÇÕES

conteúdos

produzimos, adaptamos e comunicamos conteúdos e pesquisas, de forma interdisciplinar e criativa.

encontros

organizamos e facilitamos encontros, eventos e oportunidades de debate intersetorial.

laboratórios

desenhamos territórios férteis de reflexão e proposição promovendo o debate colaborativo na busca por soluções.

Sobre o Professor José Graziano da Silva

José Graziano da Silva é engenheiro agrônomo e mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou por mais de 30 anos, pós doutor pela Universidade de Londres e em Estudos Latino-Americanos e Estudos Ambientais pela Universidade da Califórnia.

 

Acumulou diversos prêmios acadêmicos: Doutor Honoris Causa em 10 Universidades de 12 países diferentes, entre outros títulos.

 

Em 2001, coordenou a formulação do Programa Fome Zero e em 2002 foi nomeado chefe do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à fome, onde implementou o Programa. Após pouco mais de um ano, em 2004, tornou-se Assessor Especial da Presidência da República.

 

Em 2006 tornou-se representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a América Latina e Caribe.

 

Em Janeiro de 2012 foi eleito diretor-geral da FAO.

 

Em 2015 foi reeleito diretor geral da FAO para um mandato de mais quatro anos (até Julho de 2019).

 

Em 2019 tornou-se Special/Senior Advisor do Instituto Comida do Amanhã, orientando e construindo conjuntamente nossos eixos de atuação e contribuindo com sua vastíssima e reconhecida experiência e excelência na transformação dos sistemas alimentares.

 

Ao longo dessa trajetória, publicou mais de 20 livros em português, inglês e espanhol e contribui regularmente com artigos para os jornais Financial Times, Le Monde, Valor Econômico, Huffington Post, entre outros.